A Walmart está a inovar na sua estratégia de logística tendo anunciado que está a implementar uma nova tecnologia de gestão geoespacial. Esta inovadora funcionalidade está a permitir expandir a sua cobertura de entrega para mais 12 milhões de lares nos Estados Unidos.
Segundo o explicado, o novo sistema utiliza tecnologia orientada por dados e redefine a maneira como as zonas de entrega são mapeadas, permitindo desta forma uma otimização da cobertura.
Mas do que se trata, concretamente? Pois bem, ao contrário dos métodos tradicionais que dependem de códigos postais ou distâncias fixas, a nova plataforma geoespacial do Walmart divide áreas geográficas em grades áreas hexagonais precisas, melhorando de forma significativa a eficiência da entrega e garantindo que nenhum cliente fique fora de alcance devido a problemas de localização.
Segundo explica a imprensa internacional, a implementação desta nova tecnologia geoespacial permitiu que a Walmart expandisse a sua cobertura de entrega a mais 12 milhões de lares nos Estados Unidos.
“É como os pixels de uma imagem digital: cada hexágono contém informações valiosas que permitem ajustar as áreas com mais precisão”, explica o Walmart. “O que antes estava fora de alcance agora está ao nosso alcance”, enfatiza a empresa.
O novo sistema permite também que várias lojas Walmart participem num único pedido, permitindo desta forma cumprir com a totalidade dos pedidos do consumidor, algo que não era possível antes. Na prática, se um produto não estiver disponível numa loja, outra loja dentro da mesma área geoespacial pode responder ao pedido, garantindo que o cliente recebe tudo o que pediu numa única entrega.
 IA no retalho e produção: Três casos de uso de grandes players