A Sonae foi distinguida no S&P Global Sustainability Yearbook, ranking anual que reconhece as empresas que demonstram as melhores práticas de sustentabilidade corporativa a nível mundial.
De acordo com o comunicado de imprensa, na edição deste ano, foram avaliadas 7.690 empresas, com 780 delas, de 62 setores, a registarem um desempenho considerado de excelência, o que garante um lugar neste anuário global.
A comunicação também explica que os membros do ranking são selecionados com base na sua pontuação na Avaliação de Sustentabilidade Corporativa do S&P Global 2024, ou CSA Score. Para integrarem a listagem, as empresas devem pontuar entre as 15% melhores do seu setor e atingir uma pontuação CSA dentro de 30% da empresa com melhor desempenho do seu setor.
Para Sónia Cardoso, diretora de Sustentabilidade da Sonae, este reconhecimento “reforça a relevância da nossa estratégia de sustentabilidade e a dedicação de toda a organização em impulsionar práticas responsáveis e inovadoras. Estamos focados em criar valor sustentável para o planeta e para as pessoas, garantindo que o nosso impacto positivo se estende para as futuras gerações”.
![](https://www.distribuicaohoje.com/wp-content/uploads/sites/2/2025/02/Sonia-Cardoso-Sonae-VBB-1024x732.jpg)
Sónia Cardoso, diretora de Sustentabilidade da Sonae
A nota de imprensa ressalva ainda que a estratégia de sustentabilidade da Sonae assenta em cinco pilares estratégicos: gerir com critérios ambientais, sociais e de governança (ESG); acelerar a descarbonização; valorizar a biodiversidade e a água; promover a circularidade; e potenciar o desenvolvimento humano.
De entre as ações a que se propõem, destaca-se o compromisso de alcançar a neutralidade carbónica das operações até 2040 e de agir proactivamente para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa de âmbito 3, ou seja, na de cadeia de valor.
Além disso, o Grupo e os seus negócios afirmam estar empenhados em “contribuir ativamente” para o objetivo global ‘nature positive’, procurando travar e reverter a perda de biodiversidade até 2030, em assegurar zero desflorestação nas operações e na cadeia de abastecimento e em agir na proteção e na eficiência da utilização dos recursos hídricos, promovendo a conservação, o restauro e regeneração dos ecossistemas naturais.
Sonae já faturou 90 milhões de euros com iniciativas de economia circular